Fique atento, professor!


PROCEDIMENTOS PARA A SUA SALA DE AULA




Professores inexperientes começam o primeiro dia de aula assumindo que devem apenas separar os conteúdos a serem dados aos alunos. Professores eficientes e experientes gastam a maior parte do tempo das duas primeiras semanas de aula em ensinar os alunos a seguirem os procedimentos.

A sala de aula tem de ter procedimentos claros para os alunos seguirem. Toda vez que o Professor desejar que algo seja feito, tem de existir um procedimento ou um conjunto de procedimentos para a realização da tarefa.

Alguns dos procedimentos que logo de início todo Professor deve ensinar aos alunos incluem:

1. Entrada na sala de aula: Será em fila? Sozinhos ou acompanhados do Professor? Professor estará aguardando na porta para recebê-los? As carteiras estarão identificadas no primeiro dia? Cada um escolhe o lugar que quiser para sentar ?

2. Saída no término da aula: 10 minutos antes do sinal todos devem começar a guardar o material e arrumar as carteiras? só depois que der o sinal é que será permitido começar a arrumar os materiais? Alunos saem em fila ou não ? Saem primeiro os meninos e depois as meninas? Saem todos juntos com o Professor? Saem apenas quando a sala de aula estiver em ordem?

3. Retorno do intervalo: Podem entrar ainda comendo o lanche e tomando o refrigerante? Podem entrar depois que todos já estiverem na sala? Qual a tolerância permitida para retornar do intervalo? Podem mascar chicletes durante a aula? Podem levar garrafinhas de água para a sala? O que acontece se o aluno não retornar à sala de aula no horário estipulado?

4. Atraso e faltas: Qual a tolerância para o atraso? Após o prazo tolerado qual será a consequência? Quem a aplica? Em caso de falta como o aluno ficará a par das tarefas dadas? Qual o prazo será dado para que o aluno coloque em ordem o caderno?

5. Mantendo o silêncio na sala: Para que os alunos se acalmem e prestem atenção no Professor é preciso criar um sinal para que eles saibam que você quer a atenção deles. Pode ser: sempre que você levantar a mão, ou fechar a porta, ou colocar a sua cadeira na frente do quadro negro, ou simplesmente ficar em pé com as mãos para trás, ou ainda fazer uma contagem regressiva do tipo 5, 4,3,2,1,0.

6. Como a aula será iniciada: Será com uma roda de conversa? Uma oração? Uma música? com o roteiro da aula já escrito no quadro negro?

7. Esclarecimento de dúvidas: O aluno deverá levantar a mão durante a explicação? Após a explicação? Deverá ir até a mesa do Professor após a explicação? O Professor irá até a carteira do aluno esclarecer? Haverá um plantão de dúvidas após a aula?

8. Trabalhos/Tarefas entregues fora do prazo: Serão aceitos ou não? A pontuação sofrerá alteração de quanto? Como os trabalhos devem ser entregues: digitados ou manuscritos?

9. Trabalhos em grupos: Os grupos serão sorteados pelo Professor ou os alunos poderão escolher quem quiser? Os grupos serão de quantos alunos? Caso um dos integrantes não esteja se empenhando? No caso de plágio ? No caso do trabalho ter sido feito por outra pessoa que não o aluno?

10. Bullying: Os alunos que estiverem sofrendo intimidações dos colegas podem recorrer a quem? Quando ? Onde? Qual será a abordagem adotada para com o aluno agressor e o agredido?

ENSINANDO OS PROCEDIMENTOS:

Muitos dos problemas de comportamento na sala de aula são causados pela falha em ensinar aos alunos como seguir os procedimentos. O Professor tem de aprender como efetivamente, criar procedimentos e fazer com que os alunos os pratiquem.

Abaixo segue o resumo de um método de três passos que é muito eficaz para ensinar os procedimentos da sala de aula aos alunos:

- EXPLIQUE: Esclareça, explique e demonstre o procedimento
- PRATIQUE: Faça-os praticarem e praticarem sob sua supervisão
- REFORCE: Revise, reforce, pratique, e reforce o procedimento até que
o mesmo torne-se um hábito e uma rotina para o aluno

Se a sua sala de aula já tem procedimentos implementados, essas dicas vão ajudar a esclarecer ainda mais como melhorá-los. Se a sua sala de aula ainda não tem os procedimentos, saiba que você precisa implantá-los com urgência.


Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach



Dinamizando o retorno


Algumas atividades divertidas para você desenvolver nos primeiros dias de aula:



NOME ESTILIZADO

1. Distribuir uma folha de sulfite para cada aluno.
2. Pedir que escreva o nome (ou o apelido que gosta de ser chamado) de forma bem criativa.
3. Depois deve escolher um símbolo que melhor represente uma característica sua e desenhar junto ao nome já estilizado.
4. Organizar uma roda para a apresentação dos nomes, a história deles, como se sentem em relação a eles, e por fim, o significado dos símbolos.



QUEM FALTA?


1. Levar os alunos para a área livre da escola e sugerir que fiquem sentados, mas de maneira espalhada.
2. Escolher um, através de sorteio, para ficar com os olhos fechados. Sortear um segundo aluno para sair da área e ficar num local que não seja visto.
3. O aluno que está de olhos fechados, poderá abri-los e em duas chances tentará adivinhar quem está faltando, sem sair do seu lugar. Proceder com a atividade até que haja interesse do grupo.






Tranquilize-se...

Como Encarar o Primeiro Dia de Aula?


Início das aulas muitas vezes é marcado por insegurança

As férias estão terminando e um novo ano letivo está às portas. O início das aulas, muitas vezes, é marcado por insegurança em algumas crianças, já que se trata de um momento de mudança onde é normal sentir medo. Porém, lembre-se que não é necessária tanta preocupação assim, uma vez que a situação é tão nova para você, quanto para os colegas e professores.

Para enfrentar a insegurança dos primeiros dias, vale algumas dicas: no primeiro dia de aula chegue mais cedo para ter tempo de se aproximar e conversar com as pessoas; estabeleça um relacionamento com a nova professora desde o início; trate todos os funcionários da escola com educação e respeito. Organize-se também um dia antes: confira se todo o material necessário está dentro da mochila, separe o uniforme, durma mais cedo, tome um café da manhã reforçado. Boa aula!

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola


Faça para seus alunos

Aviso de porta é uma boa sugestão para você presentear seus alunos na volta às aulas. Use o desenho que desejar e a frase também. Ele pode ser feito com o material que a sua criatividade decidir. Explore suas habilidades artísticas e comprove o sucesso!






Embalagem útil

Fiz esta sacola para colocar as avaliações finais e demais trabalhos dos alunos. Eles amaram, pois eram identificadas pelos nomes. Cada um queria encontrar a sua.





Usei TNT, E.V.A, fita rigor e tinta relevo.





Oba! Sorteio!

O blog Encadernadora Santhunder está promovendo o sorteio de duas obras literárias maravilhosas. Para participar clique no link abaixo:




Orientação

A participação dos pais no início das aulas



A participação dos pais na organização da vida escolar pode resultar num ano de sucesso.




Quando um casal tem filhos que já estão na escola, sem querer voltam a ter contato com esse mundo. Mesmo estando muito tempo sem estudar, eles passam a vivenciar novamente os eventos provenientes do ambiente escolar, especialmente no início das aulas, período em que acompanham os filhos mais efetivamente. Com o intuito de dinamizar, organizar e facilitar o ingresso no ano letivo, a seguir algumas dicas para essa época de volta às aulas que poderão valer também para o decorrer do ano:

• Incentivar as crianças a acordar mais cedo alguns dias antes das aulas começarem, para que se adéquem à realidade que lhes espera. Isso porque crianças e adolescentes tendem a dormir até mais tarde em períodos de férias.

• Orientar o filho na organização preliminar dos objetos que serão usados no dia seguinte, tais como: canetas, livros, cadernos, agendas, além de todas as peças do uniforme escolar. Isso pode evitar contratempos, atrasos e inconvenientes, como ter que voltar em casa para buscar algo esquecido (trabalhos, objetos, lanche, entre outros).

• Motivar aqueles alunos que temem o retorno à escola, isso ocorre na maioria dos casos com crianças pequenas. O melhor é dizer que na escola têm brincadeiras, colegas, além disso, deixe que ele escolha os materiais no ato da compra, isso com intuito de envolvê-lo e incentivá-lo.

• Estipular um tempo para todas as atividades, como descanso, videogame, estudar, assistir televisão, praticar esportes e demais atividades. A implantação de horários promove a disciplina da criança, que mais tarde se tornará um adulto organizado e responsável.

• Ajudar nos trabalhos e atividades de casa, a participação dos pais é fundamental para a realização das mesmas, tendo em vista que os alunos adiam ao máximo, muitas vezes ficam sem fazer. Lembrando aos pais que devem orientá-los durante as atividades, no entanto, sem fazer para o filho.

Por Eduardo de Freitas

Planejando ações



A importância do

A realização do planejamento é imprescindível no processo de ensino-aprendizagem

O planejamento está presente em quase todas as nossas ações, pois ele norteia a realização das atividades. Portanto, o mesmo é essencial em diferentes setores da vida social, tornando-se imprescindível também na atividade docente.

O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes.

De acordo com Libâneo “o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino”. Portanto, o planejamento de aula é um instrumento essencial para o professor elaborar sua metodologia conforme o objetivo a ser alcançado, tendo que ser criteriosamente adequado para as diferentes turmas, havendo flexibilidade caso necessite de alterações.

Porém, apesar da grande importância do planejamento de aula, muitos professores optam por aulas improvisadas, o que é extremamente prejudicial no ambiente de sala de aula, pois muitas vezes as atividades são desenvolvidas de forma desorganizada, não havendo assim, compatibilidade com o tempo disponível.

Entre os elementos que devem compor um plano de aula estão:

- clareza e objetividade;
- Atualização do plano periodicamente;
- Conhecimento dos recursos disponíveis da escola;
- Noção do conhecimento que os alunos já possuem sobre o conteúdo abordado;
- Articulação entre a teoria e a prática;
- Utilização de metodologias diversificadas, inovadoras e que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem;
- Sistematização das atividades com o tempo;
- Flexibilidade frente a situações imprevistas;
- Realização de pesquisas buscando diferentes referências, como revistas, jornais, filmes entre outros;
- Elaboração de aulas de acordo com a realidade sociocultural dos estudantes.

Portanto, o bom planejamento das aulas aliado à utilização de novas metodologias (filmes, mapas, poesias, músicas, computador, jogos, aulas práticas, atividades dinâmicas, etc.) contribui para a realização de aulas satisfatórias em que os estudantes e professores se sintam estimulados, tornando o conteúdo mais agradável com vistas a facilitar a compreensão.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco


Pensando na escola


O uso das cores na arteterapia

As crianças, quando são motivadas para a arte, desenvolvem habilidades de atenção e estratégias de memorização que ajudam em outras áreas. Segundo Ana Mae Barbosa (única latino-americana que já presidiu a InSEA - Sociedade Internacional para a Educação por meio da Arte), "a arte é importantíssima para o desenvolvimento infantil inclusive no aspecto cognitivo. A criança aprende melhor outras matérias como matemática, inglês, português e ciências."

Outro aspecto a ser observado no uso das artes como forma de expressão é o da atividade desenvolvida em grupo de duas ou mais pessoas. O trabalho em grupo desenvolve a sociabilidade nas relações, a cooperação, a solidariedade, a linguagem, a escuta e a integração. Provoca também, de maneira natural e espontânea, o exercício de potencialidades, exercitando o pensamento, adquirindo conhecimento sem estresse e sem medo, por fim, cultivando a sensibilidade.

Um espaço de confiança para a liberação de sentimentos e emoções relativos às vivências se faz necessário para um melhor aproveitamento da atividade pelo participante.

A atenção ao ambiente, ao material que será usado, ao relaxamento dos participantes antes de iniciar uma atividade é necessária para que se possa deixar a criança livre para criar!

As cores

A cor é uma sensação interpretada pelo cérebro através da retina. O olho é sensível a três cores básicas que possibilitam a percepção das demais: o azul, o vermelho e o amarelo; cores primárias.

Da mistura entre duas cores primárias teremos as secundárias:

vermelho + amarelo = laranja
azul + amarelo = verde
vermelho + azul = roxo

Misturando uma cor primária com uma secundária teremos as cores terciárias:
Azul + verde = azul esverdeado
Vermelho + laranja = laranja escuro ou vermelho alaranjado

Podemos diferenciar as cores sob outro aspecto:

1. Cores quentes: transmitem sensação de calor. São alegres. Ex: amarelo, vermelho e laranja.
2. Cores frias: transmitem sensação de frio. São calmantes. Ex.: azul, verde e roxo.
3. Cores neutras: não existem no espectro solar: o branco e o preto. Além destas o cinza, o marrom e o bege também são consideradas neutras por não interferirem na harmonia das cores.
4. Cores pastéis: as cores claras de alto valor (claridade) São obtidas através do acréscimo de branco às cores.
5. Cores complementares: cores que se complementam quebrando a saturação causada por uma cor pura. Ela é oposta a uma cor primária, ou seja, usando uma cor secundária, a sua complementar é exatamente aquela primária que não foi usada. Por exemplo; a laranja resulta do vermelho + amarelo, portanto sua cor complementar é o azul. Ela é utilizada numa pintura para descansar a visão de uma cor intensa e pura.

Significados atribuídos às cores:

• Cinza: elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza;
• Vermelho: paixão, força, energia, amor, liderança, masculinidade, alegria (China), perigo, fogo, raiva, revolução, "pare";
• Azul: harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade, saúde;
• Ciano: tranquilidade, paz, sossego, limpeza, frescor;
• Verde: natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro, boa sorte, ciúmes, ganância, esperança;
• Roxo: velocidade, concentração, otimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro), fraqueza, dinheiro;
• Magenta: luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo;
• Violeta: espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência, dor;
• Alaranjado: energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo;
• Branco: pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, rendição, união;
• Preto: poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, anonimato, raiva, mistério, azar;
• Castanho: sólido, seguro, calmo, natureza, rústico, estabilidade, estagnação, peso, aspereza.

"A cor provoca uma vibração psíquica. Seu efeito físico superficial é apenas, em suma, o caminho que lhe serve para atingir a alma. A cor esconde uma força ainda mal conhecida, mas real, evidente, e que age sobre todo o corpo humano." Do Espiritual na Arte - Kandinsky, artista plástico russo (1866+1944).

Sugestão de uma atividade em grupo com cores:

• Conte uma história (de acordo com a idade do grupo).
• Peça às crianças que percebam as cores que lhes vêm à mente enquanto ouvem a história.
• Selecione grupos de até três participantes, de acordo com as cores escolhidas.
• Dê uma cartolina para cada grupo e peça que se expressem com desenho ou pintura, utilizando somente as cores escolhidas.
• Deixe que as crianças decidam entre si como e o que farão.
• Esteja presente para facilitar o acordo entre as crianças de cada grupo.


Artigo escrito para o Mingau Digital por Sonia A. Cardoso Saraiva, da Tenda Arte e Criatividade.
Fonte:http://www.mingaudigital.com.br/article.php3?id_article=3806







Olha que lindo!

Que alegria! A amiga Krika do blog Linguagem e Afins me presenteou com este selinho:

Adorei!! Muito obrigada pelo carinho e atenção.




Transmitindo um grande legado


Lição de Ano Novo


Aprendemos que, por pior que seja um problema ou situação, sempre existe uma saída.
Aprendemos que é bobagem fugir das dificuldades. Mais cedo ou mais tarde, será preciso tirar as pedras do caminho para conseguir avançar.
Aprendemos que perdemos tempo nos preocupando com fatos que muitas vezes só existem na nossa mente.
Aprendemos que é necessário um dia de chuva para darmos valor ao Sol, mas se ficarmos expostos muito tempo, o Sol queima.
Aprendemos que heróis não são aqueles que realizam obras notáveis, mas os que fizeram o que foi necessário e assumiram as consequências dos seus atos.
Aprendemos que, não importa em quantos pedaços nosso coração está partido, o mundo não pára para que nós o consertemos.
Aprendemos que, ao invés de ficar esperando alguém nos trazer flores, é melhor plantar um jardim.
Aprendemos que amar não significa transferir aos outros a responsabilidade de nos fazer felizes. Cabe a nós a tarefa de apostar nos nossos talentos e realizar os nossos sonhos.
Aprendemos que o que faz diferença não é o que temos na vida, mas QUEM nós temos. E que boa família são os amigos que escolhemos.
Aprendemos que as pessoas mais queridas podem às vezes nos ferir. E talvez não nos amem tanto quanto nós gostaríamos, o que não significa que não amem muito, talvez seja o máximo que conseguem. Isso é o mais importante.
Aprendemos que toda mudança inicia um ciclo de construção, se você não esquecer de deixar a porta aberta.
Aprendemos que o tempo é precioso e não volta atrás. Por isso, não vale a pena resgatar o passado. O que vale a pena é construir o futuro.
O nosso futuro ainda está por vir.
Então aprendemos que devemos descruzar os braços e vencer o medo de partir em busca dos nossos sonhos.


Fonte:http://www.belasmensagens.com.br/anonovo/licao-de-ano-novo-932.html